8 de janeiro de 2012

FORTUNATO SALVAN - AS RESIDÊNCIAS DE SEUS FILHOS

Entristeceu-nos saber que FORTUNATO morreu cedo e ainda pobre. Contudo, nos alegra comprovar o quanto seus filhos honraram o nome “FORTUNATO”. Construíram suas residências com as arquitetura iguais as da Região do VÊNETO, na ITÁLIA. Um sonho que o Pai não conseguiu alcançar.
Na comunidade de RIO VARGEDO e RIBEIRÃO D’AREIA, eles eram os mais nobres da Região e eram também realizados por continuar mantendo a tradição das arquiteturas da ITÁLIA aqui no Brasil. As mansões eram referências na comunidade.
Uma arquitetura que conta parte da história da FAMÍLIA SALVAN. Todas erguidas e até hoje ocupadas por descendentes diretos de SALVAN. Todas seguindo os mesmos padrões arquitetônicos. Compostas por: Uma área social onde localiza-se os dormitórios, a sala e o saléte, e na parte superior o tão curioso e misterioso *sótão. Uma área separada onde está a cozinha e aos fundos mais retirados ficava o estábulo. Sem dúvida uma das características mais marcantes da colonização italiana nos municípios de PEDRAS GRANDES e TREZE DE MAIO ao sul de SANTA CATARINA.
Com exceção da residência de EUGÊNIO SALVAN, construída no ano de 1944 na localidade de Ribeirão D’areia, no Município de PEDRAS GRANDES(SC), as demais situa-se todas, num trajeto de 1 km, na localidade de Rio Vargedo no Município de TREZE DE MAIO(SC). Os Irmãos SALVAN - JOSÉ, EMÍLIO, SANTOS, JACINTHO, JÚLIO, EUGÊNIO e PEDRO - eles eram muito unidos, todos ajudaram e contribuiram na construção destas casas. Os pedreiros foram os Senhores LUIZ NIERO, MARINO CESCA, JOÃO SCARPATTO, AMBRÓSIO GABRIÉL. O carpinteiro era o Sr. AUGUSTO FRAGNANI e o vidraceiro o Sr. MARCOS SAVARIS de Morro da Fumaça.
Muitos que transitam no interior dos Municípios de TREZE DE MAIO e PEDRAS GRANDES, ficam deslumbrados com as casas antigas que encontram ao longo do caminho, principalmente pela estrada que leva até a localidade de Rio Vargedo.

*só.tão - s. m. 1. Pequeno andar ou compartimento que fica entre o teto do último andar e o telhado de um edifício

ITÁLIA
Casa da Família Salvan, construída no ano de 1700 e hoje habitada por ACHILLE SALVAN.
FORTUNATO SALVAN - AS RESIDÊNCIAS DE SEUS FILHOS






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.