8 de janeiro de 2012

A Descoberta - ANTONIA MARIA SALVAN

ANTONIA MARIA SALVAN - A grande descoberta de ADRIANA ROCHA

Sempre afirmei que genealogia é um verdadeiro garimpo. São muito pouco os descendentes que se interessam por nossos ascendentes. Iniciei esse trabalho lá em 2006 e quando percebi não poderia mais parar, seria covardia minha abandonar. Concluí toda a tábua genealógica da nossa FAMÍLIA SALVAN com suas árvores, tendo informações a partir da chegada no Brasil que foi no dia 07-12-1887 até a sétima geração que são os PENTANETOS de Fortunato Salvan.

Da primeira geração, do nosso genearca Sr. FORTUNATO SALVAN, até a sexta e atual geração, faço uma estimativa de 3.638 descendentes de Salvan´s em nossa comunidade nestes 120 anos.

Afirmo também que, a maior DÁDIVA para a nossa família, foi a ida da nossa PARENTE, descendente da guerreira ROSA SALVAN, ADRIANA SALVAN ROCHA, para à Itália. ADRIANA foi morar em Mirano, berço da família SALVAN na Itália.

A partir daí tudo ficou mais fácil. Ficou tudo em casa. E Adriana mergulhou profundamente em busca de informações e teve grandes conquistas.

A maior DESCOBERTA, nestes mais de 120 anos da família SALVAN no Brasil foi que além dos 08 (oito) filhos de Fortunato e Angela, havia um terceiro filho, uma menina, nascida no dia 06/03/1886 e falecida com apenas 10 dias de vida.

A seguir compartilho informações e documentos enviados por ADRIANA ROCHA:

Olà Rock...como estais?? fiquei um pouco sumida..dei uma parada com as pesquisas, mas estou retornando..rsrsrsrsrsr sabe comé (tu sabe bem...) consigo fugir só de vez em quando, quando tenho um tempinho...mas tenho novidades...vc sabia que o Fortunato e a Angela, junto com o Giuseppe e o Emilio, tiveram tbm uma menina...nascida aki na Itàlia em 1886?????? Si chamava ANTONIA MARIA SALVAN....si não tens ainda esses dados me diz que depois eu ti mando por e-mail. Meu livro se transformou em um romance, baseado em fatos reais. Conta a vida da Rosa, Mãe de Fortunato...ainda não terminei, mas tá ficando muito legal. Quem sabe vira novela das oito???!!!!!!rsrsrsrsrsrsr grande abraço e felicidades.
Adriana – por Orkut – em 27-10-2010

Certificado de batismo (nascimento) da Antonia Maria Salvan, irmã de Emilio e Giuseppe...
Certidão Nascimento de SALVAN, detta TOTONELLA, Antonia Maria di Fortunato e di Favaron Angela
TENTO TI TRADUZIR:
" No dia 8 marzo 1886
SALVAN, detta TOTONELLA, Antonia Maria di Fortunato e di Favaron Angela casados aqui no dia 8 fevereiro de 1882, nasce no dia 6 (seis) de marzo de 1886 às 4 da tarde e foi hoje às 5 da tarde batizada, do subscrito, sendo tenuta a sacra fonte da Muffato Domenico figlio di Amedeo, cidadão da aqui - parteira aprovada e sopra indicada."

Obs.: 
1) 
..."do subscrito..." quer dizer que foi batizada pela pessoa que estava escrevendo e depois assinou...que poderia ser o Padre da Paroqui ou o Capelão.

2) ..."sendo tenuta........." significa que foi padrinho o Senhor Domenico Muffato, figlio do Senhor Amedeo Muffato. Aqui quero que tu observes que é a mesma familia MUFFATO que aparece na lista de embarque na Nave Pò...legal né!!!????

3)...."parteira....." significa que é a mesma das crianças nascidas anteriormente..que se chamava Elizabetta Schiavon...a mesma di Emilio....a unica da região!!!!!

ATENÇÃO

Gostaria que tu observasses uma outra coisa....a criança nascida anteriormente, de sobrenome CARRARO. Elas são primas!!!! Maria Regina Carraro é prima de Antonia Maria Salvan...é filha de Josefa Favaron, irmã de Angela. Nascem quase no mesmo período e morrem também no mesmo período..observe a foto do certificado de morte.


a seguir....
e também o certificado de morte.
Certidão Obito de SALVAN, detta TOTONELLA, Antonia Maria di Fortunato e di Favaron Angela
Adriana Rocha – por Email – em 31-10-2010
TENTO TI TRADUZIR:
  
"No dia 16 de marzo de 1886
SALVAN, detta TOTONELLA, Antonia Maria di Fortunato e di Favaron Angela, casados, nascida no dia 6 de marzo de 1886, morreu no dia 14 de marzo às 2 da manha, de Tétano. Foi hoje às 10 da manhã sepultada neste cemitério com assistência da atual cooperativa."

Obs.:
1) "da atual cooperativa"....já naquela epoca a prefeitura pagava seja o transporte quanto o sepultamento daqueles que comprovavam não haver possibilidades (MISERÁVEIS).

2) O cemitério que hoje tem à Compocroce não tem nenhum SALVAN...porque o cemitério é novo. Alguns corpos do velho cemitério foram levados para o novo, mas somente das pessoas importantes. Eu imagino que como na epoca já não tinha mais nenhum SALVAN morando aqui, as pessoas não se Interessaram de remover os corpos e tudo foi colocado em uma "vala comum". 

Estou ainda para provar o que vou ti escrever: penso que em 1887 os únicos SALVAN que moravam a Campocroce eram a Rosa e Fortunato, com sua família e filhos. Todos os outros eram já mortos. E creio SERIAMENTE que se eles não tivessem imigrado, poderiam também, hoje, nao existir mais a FAMILIA SALVAN que existe hoje. Isso estou colocando no meu livro, o quanto foi importante essa decisão deles de imigrarem, que no momento era só uma forma de sobrevivência, mas acabou sendo a construção de uma GERAÇÃO!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.